Shiver me soul

Hoje é o Talk Like a Pirate Day, YEY. \o/

Eu sei que parece menos interessante que o Fuck Like a Pirate Day, mas serve de preparação, no mínimo? De toda forma, pra saber detalhes sobre a data vão na Wikipedia, que eu não tou com tempo sobrando pra atualizar preguiçoso.

Mesmo assim, provando que vida é antítese de um blog, aqui estou eu em uma sexta deveras de madrugada, escrevendo,  co’a cabeça cheia de rum (rum, vinho, cachaça, detalhes). Então perdoem deslizes.

chickenarryarhar

A pirataria nas Índias Ocidentais tem sido tão formidável e numerosa que às vezes interrompe o comércio da Europa com aquelas partes do mundo(…) Ninguém questiona a existência de grande curiosidade geral de conhecer a origem e os avanços desses desesperados, que se tornaram o terror do mundo mercantil.

Esse breve comentário é parte da introdução do livro que, aqui no Braziu, chega pela Artes & Ofícios, tradução do Eduardo San Martin (que traduziu outros do mesmo tipo que nem todos possuo, ainda), com o título: Piratas, Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos. O mais bizarro desse livro é que, dizem, se tratar de um pseudônimo do Daniel Defoe. De toda forma, nunca confirmado, o livro foi publicado em 1724 e virou um bestseller, provando que os piratas sempre tiveram seu charme. Beijosiliga. Tanto é que a Rainha Virgem, dizem as maiorias das línguas, caiu de amores pelo pirata-poeta. Combomixmortalshoryuken.

Eu tenho, inclusive, um livro que chama: O Caminho do Eldorado, a descoberta da Guiana por Walter Ralegh em 1595, também traduzido pelo San Martin, que diz o livro o seguinte:

(…) foi um pirata em larga escala. Poucas vezes comandou navios ou esquadras, mas passou décadas financiando “companhias” de navegação especializadas em saquear embarcações desprotegidas de países inimigos. Calcula-se que chegou a manter quarenta navios piratas sob contrato.Ralegh desenvolveu um tipo embrionário de sindicato ou pirataria organizada.

Daí eu complemento:

No sentido estrito, um pirata é um criminoso marítimo, enquanto um corsário atua como mercenário a quem um governo concede “carta de corso” ou comissão para atacar a frota de outro país. Um mercenário só é um criminoso do ponto de vista dos navios que ele ataca. De seu ponto de vista ele está cometendo um legítimo crime de guerra.

(Utopias Piratas, mouros, hereges e renegados. Peter Lamborn Wilson. Conrad)

chickenpirate

Para as garotas, que acham que pirataria é coisa de cabra-macho-com-hífen, deixo a dica de Anne Bonny & Mary Read. Diz a lenda que Anne era tão furiosa que, ao ver seu amado em vias de ser enforcado por pirataria (essa era a pena pelo crime) ela chegou fazendo bafo pra todo mundo ouvir e dizendo que se ele tivesse se comportado como homem não precisaria ser enforcado como cão. Ela achava que ele tinha sido um péssimo lutador quando o navio foi abordado. Uma coisa meio gilete na boca, coração de pedra, temo.

De toda forma, hoje é o Talk Like a Pirate Day, yey! Como nem temos essas coisas aqui no Brasil, podemos inventar ualquer coisa e dizer que é dialeto, que eu nem conheço ninguém fluente, saca? Hshshs. Então peguem suas espadas e cheguem dizendo: Arrrrrrrrrr, I wanna be your dog, Anne Maluca. Sacou? Mashupêra. Ta valendo, nada é impossível quando a alma não é perecível, já diria o poeta.

Beeeeeeeeeeijos.

iggy

Mais dois livros massa, nadaver com piratas, mas ainda no tema (e por tema quero dizer eu gosto), são: Terra à Vista, história de náufragos da era dos descobrimentos + Naufrágios & Comentário do célebre Cabeza de Vaca.

Anúncios

3 Respostas to “Shiver me soul”

  1. na verdade, já faz algum tempo que concluíram que o livro não é do Defoe. hoax.

  2. é favor citar fontes quando o assunto é de interesse
    beeeeeeeeijs

  3. como se eu registrasse qualquer fonte =P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: