Downloads são legais

napsterRobin Pecknold, da banda-nunca-tinha-ouvido-falar Fleet Foxes baixou AMESTRA e foi ao BBC News dar as real sobre downloads. Me irrita um tanto que ele seja claramente hippie e isso polua as coisas que ele disse, que não são nem tão revolucionárias assim, mas são legais de ser lidas numa quarta chuvosa, de manhã, tomando chá verde e pensando: que isso, engoli asfalto? Que ta rolando com minha garganta?

Bom, pra começo de conversa ele atesta que os músicos ficaram mais criativos pós Napster. Eu acho que vintagistas podem discordar, especialmente pq estamos inseridos em um mainstream nem sempre atraente, essas coisas. Mas eu vejo a expansão do acesso a informação como uma clara forma de criar mentes irrefreáveis. Não só mentes musicais, mentes literárias, mentes visuais, mentes acadêmicas, mentes cotidianas, o que for.

Essas madrugadas eu estava fazendo meu trabalho sobre copyleft, copyright (step it up step it up) e decidi que queria ler o velho Lyotard(e) falando sobre paganismo. Foi no Google Books e li. Me comove, ok? É tipo a BibliotecaSemFim, me deixa.

Mas aí, lendo essa matéria do Robin, eu me dei conta que downloads são a nova maconha. Assumir que baixamos coisas de maneira ilegal é tão descolé quanto sujeito assumir que fumava maconha, no passado. Daí eu mudei um pouco minha idéia. Essa não é a revolução mais egoísta que o mundo já assistiu. Abrir a represa do conhecimento universal pros indivíduos apreciarem solitariamente em casa, esses papos, no máximo dos máximos nos fará Borges (prozac taí pra isso), mas drogas ilimitadas podem muito bem te transformar no Sergei. Sergey. Whatever.

Do alto das minhas 438297389723 abas eu atesto: Robin, velhô, to contigo. Mas poxa, nem curti teu som, isso prejudica a argumentação deveras. Lamentei, ein. Beeeeijosiliga.

Deixe uma resposta

