Cachaça

Cachaça, cana, pinga, Paraty, branquinha, agua que passarinho não bebe, é uma bebida típica brasileira, obtida da fermentação e destilação da cana-de-açúcar e, segundo a Wikipedia:

Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibérica – cachaza – significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha, ou ainda, de “cachaço”, o porco, e seu feminino “cachaça”, a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste – os chamados caititus – era muito dura e a cachaça era usada para amolecê-la.

Durante muito tempo os brasileiros restringiram seu consumo de cachaça ao consumo daquela bebida que eu nem curto e chama caipirinha. Mas cada dia menos, prefiro acreditar nisso, as pessoas se prendem a estereotipos, modos que não sejam ditados pelo seu próprio paladar, para questões do paladar, claro.

Eu sou uma apreciadora de cachaça, boa cachaça, aquela que desce suavemente, sem queimar, nos deixa quentinhos no inverno, aquela que sempre damos um pouquinho pro santo antes, pra evitar que ele monte, claro.

E hoje eu vou ver o show da Vanguart, banda do Reginaldo, gente boníssima (pros de PoA, eis os dados do show). E qual a relação? Ei-la.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: