Lenin & Lennon

lenin2
Hoje explodiu uma bomba literal e sutilmente localizada na traseira de uma estátua do Lenin e eu pensei: WAT? Ainda tem estátua do Lenin de ni pé? O que me remeteu, imediatamente pra Uzupis.

Uzupis é um lugar micro na Lituânia que, aliás, comemora sua independência hoje.

Eu fiquei sabendo sobre eles anos atrás porque sua primeira iniciativa como república foi erguer uma estátua pro Zappa. Sim, o Zappa.

Basicamente o lugar foi tomado de arrastão pelos chinelos graças a segunda guerra quando ficou semi deserto, depois de levarem judeus, ciganos e demais minorias pra morte. A pegadinha é que as minorias esquecidas resolveram tomar o poder e agora criaram tudo o que o Fogaça sonhou e, bom, deixassim.

Então esses bêbados, poetas, músicos, e o povinho todo tomou as casas, o governo, criou um exército de 12 pessoas e, voilá, República de Uzupis, patrimônio da UNESCO, bora celebrar Frank Zappa, acende o tchose, uhu.

É bizarro, sério. Os links tão aí pros interessados.

uzupis

Da Wikipedia copio inteira a parte da Constituição de Uzupis:

Cópias dos 41 artigos da Constituição da República, em três idiomas, podem ser encontrados afixados em uma parede da rua Paupio, no distrito. Alguns destes artigos não seriam nem um pouco notáveis em uma constituição. Por exemplo, o Artigo 5 simplesmente diz que “Os homens têm direto a individualidade.” Outros são ainda mais idiosincráticos. Um exemplo típico pode ser encontrado no Artigo 1: “Os homens têm direito de viver ao lado do rio Vilnia, enquanto o rio Vilnia tem o direito de correr ao lado dos homens”; 12: “Um cachorro tem o direito de ser um cachorro”; e 37: “O homem tem direito a ter direitos.” Cada um deles faz uma repartição incomum dos direitos. Há muitos artigos pares, também, como os Artigos 16 (“O homem tem direito de ser feliz”) e 17 (“O homem tem direito de ser infeliz”), que definem o direito do homem de fazer ou não alguma coisa, de acordo com seus desejos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: