Us Now

“A revolution doesn’t happen when a society adopts new tools.

It happens when society adopts new behaviours

and most of that change I think is still in the future.”

Clay Sirky

Seguindo a idéia de internet, meu domínio anárquico do mundo, vi esse trailer e resolvi dividir com vocês. A idéia básica do filme é questionar o que acontecer com a noção de poder quando o conhecimento passa a ser tão disseminado quanto é nos dias de hoje.

A minha conclusão sobre isso está ali em cima, resumida de forma bem positiva pelo Clay Shirky.

Sim, podemos organizar eventos offline com estratégias online e soar como surpresa aos, ainda um tanto capengas e já meio zumbis, meios de informações de outrora. Podemos, também, nos comunicas e nutrir amizades pelo mundo todo, acabando com fronteiras de informação. Podemos receber fotos via celular de Burma, mostrando horrores que, no passado, nem imaginavamos que chegavam tão longe.

Mas e aí? E aí bem pouco, eu acho.

Por enquanto? Talvez, quem sabe.

Não acho que as coisas realmente sejam muito mais horríveis agora que já foram em outros tempos. O mundo tem seus ciclos de crise e descrise. O que diferencia nosso momento é, exatamente isso, o acesso a informação. Mas até esse segundo ele tem feito bem pouca diferença.

Basta notar que essa possibilidade de congregar online para ter resultados offline tem sido muito mais usada para coisas bonitinhas, como eventos gigantescos feito aquele da Central Station de Londres ondes as pessoas (que ironia) dançaram sozinhas ao som do seu próprio Ipod.

E eu me pergunto até que ponto o homem não é um ser que, no curso da evolução, aprendeu a ser passivo. Distorcendo as sábias palavras do mestre Bruce. Hshshs.

Mas é isso, o filme chama Us Now. Baixando, pra ver qualé.

Uma resposta to “Us Now”

  1. europendless Says:

    A internet ainda não mostrou nem 10% do que ela ainda vai ser capaz de fazer pela humanidade.

    E por isso que eu digo que ela não é controlável. Pelo contrário, ela vai ser a nova forma de controlar os que controlam por meio da informação livre e disseminada.

Deixe uma resposta

