Genderqueer

Quando eu era adolescente me recusava a dizer que era mulher. Esse tipo de comportamento, entre vários outros, tantas vezes foi confundido com opção sexual. Ie, o que mais tem é rapaziadinha me chamando de lésbica, hoje e sempre.

Um tempo atrás eu disse prum amigo, na mesa de um bar, que era transgenero. Ele ficou puto comigo. Fiquei meses acreditando que era um gay em um corpo de mulher. Veja a ironia. Por fim vi que estava errada. Não sou transgenero também.

Um dos meus problemas sempre foi que o mundo feminino não me fornece muitos idolos a altura do que espero. Mulheres de filmes de terror sempre caem, sempre gritam na hora errada, sempre fodem tudo. Mulheres que poderiam ser massa são sempre assexuadas ou problemáticas demais e cheias de mimimi.

Um ídolo ficcional que alenta minhas noites mal dormidas é Debra Morgan (a do filmeco aí de cima). Debra Morgan é o tipo de mulher que eu gosto. E é única entre os personagens femininos. Eu costumo comparar Debra com Kate Mahoney, uma personagem de um seriado da minha infância que eu achava admirável e muitos anos depois descobri que ela era carinhosamente chamada pelos meninos de Kate Machone.

O que tudo isso quer dizer é que a percepção do gênero, enquanto fenômeno sociológico, sempre foi meio estranha pra mim. Sempre me senti deslocada no que eu deveria fazer e meus planos de futuro nunca encaixaram direito no que era socialmente esperado de mim.

Eu, que tento não julgar, que busco compreender os outros ja ouvi muito: tu deveria te vestir como mulher. Se uma roupa te deixa mais mulher, amiga, você é um travesti. Tu deveria te portar mais como mulher. Se um comportamento te deixa mais mulher, amiga, você é travesti.

Coloque um vestido, esconda o pomo de adão, seja feminina. Amiga, isso é ser travesti não é ser mulher. Os travestis menos informados e mininhas que fiquem almejando uma feminilidade eterea, uma mulherzice Chico Buarque, uma suavidade filme antigo de quem não tem a menor idéia do que se passa. Nada mais feminino que não fazer a menor idéia. Not for me.

E graças a Cherry, que divide isso que eu disse aí, descobri um conceito. Genderqueer. Eis que cito Wikipedia:

People who identify as genderqueer may think of themselves as being both male and female, as being neither male nor female, or as falling completely outside the gender binary. Some wish to have certain features of the opposite sex and not all characteristics; others want it all.

Estamos nos aproximando da verdade do gênero. Genderqueers, ie, eu e meus amigos, são pessoas que ajudam a reestruturar o sistema para que o mundo seja mais sincero, afinal.

beijomeliga, travesti

laerte-12-02-thumb-600x186-4403

tira do Laerte carinhosamente enviada por Marcel

14 Respostas to “Genderqueer”

  1. Dizem-te lésbica por entre as colinas, mas em verdade vos digo que fagocita ningus não hás de perecer.

    O evangelho segundo Mickey Rourke, 4:69

  2. HAHAHAHAHAHAHAHA
    grande momento vintagista

  3. guria, para com esse papo de travesti e te arruma que nem mocinha!!!

  4. tu tb é meio genderqueer, siliga
    QUEM COMENTAR AQUI TOMA GENDERQUEER NA LATA
    hahahahaha

  5. genderqueer é coisa de PUTO PASSIVO METIDO a intelectual.

  6. marx, ja disse que não sou VEADO, caramba
    seu genderqueer em desassossego
    :/

  7. genderqueer de cu é (na) rola

  8. ok, tu nem vale a pena dizer
    tu é, tipo, o rey do genderqueerismo do alto da montanha mágica
    hahahahahahaha

  9. Vou colar aquele log aqui.

  10. qualquer que seja, NOT
    hahahahaha

    (adendo: aaaaaaaaaaah, me liguei. lindo.)

  11. segundocerebro Says:

    todo mundo é genderqueeer mas eu sou travesti, ne?
    agora até eu fiquei confusa

  12. segundocerebro Says:

    se bem que apesar de toda femilidade de põe-vestido-passa-delineador tá encalacrada por trás do meu avatar de business, que é o GATÃO do Christopher Walken versão jeune.

  13. travesti + GENDERQUEER
    hahahahaha
    (com esse avatar não ha como negar)

Deixe uma resposta

