Ser mudééérno

Então na minha mais absoluta falta de compostura eu fui conhecer a FNAC paulista gaúcha no shopping carioca gaúcho e me afundei em livros. Um deles de poemas do jovem Borges que, enfim, minh’alma que mistura sebastianismos confusos com afeições profundas ao cenário geográfico da terra natal e dialetos solitários muito gostou.

E eu vou mesmo colocar um poema aí mais adiante, mas agora acho mais interessante dividir issae, quase como um catuque:

Por volta de 1905 Hermann Bahr decidiu: “O único dever, ser moderno”. Vinte anos depois, eu também me impus essa obrigação totalmente supérflua. Ser moderno é ser contemporâneo, ser atual; todos fatalmente somos. (…) Não há obra que não seja de seu tempo (…)Nada sabemos da literatura de Cartago, que verossimilmente foi rica, só que não podia incluir um livro como o de Flaubert.
Esquecido de que já o era, quis também ser argentino. Incorri na arriscada aquisição de um ou dois dicionários de argentinismos, que me forneceram palavras que hoje mal posso decifrar (…)

Assim se explica Borges no Prólogo de Lua Defronte. Ao longo diz mais, conta como sente que esta cidade, a desse livro, tem algo de “público e ostentoso“, pouco pessoal. Afirma, mesmo, que sente o que está ali como alheio, em suas virtudes e defeitos. Tudo isso bastante tempo depois, em 69, grande ano para as lésbicas.

Mas aí, me privo de conclusães óbvias, pensem lá e eu penso cá.

Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijo

2 Respostas to “Ser mudééérno”

  1. fnac = só tamanho.

    :(

  2. olhe, só fui uma vez então na primeira vez num lugar tudo é massa
    acaba que sequer perguntei se eles tinham o livro que eu buscava e vi SALDOS POR 60 PILA, o que ofende minha sanidade
    mas tb vi um darth vader gigante
    por outro lado notei que o lugar é a megaforce, o beco dos livros, as americanas, É TUDO, que sensação ruim me deu isso, de fato
    hshshshs

Deixe uma resposta

