COCANHA

20070418klplyllic_64iessco

Cocanha (Cucaña) é um dos vários países mitológicos medievais que supriam através do imaginário o que faltava ao pessoalzinho no mundo físico. Lá sobrava comida e bebida sem que pra se conseguir isso fosse preciso trabalhar. Cito um trecho em inglês, que só achei dessa maneira na véb:

In Cokayne there is food and drink
Without care, anxiety and labor.
The food is excellent, the drink is splendid,
At dinner, snack time, and supper.
I say in truth, without doubt,
There is no land on earth its equal.

Falo de Cocanha pois esse final de semana passei por um lugar deveras deprimente chamado Cocanha, achei tão pós-moderno. Mas as fotos, obviamente, sairam totalmente fora de foco.

Não tenho como comprovar, mas creiam. Hotel Paraíso de Cocanha era um Resort, por falta de nome melhor, de beira de estrada totalmente abandonado ao mato com uma piscina de dengue imortal e uma paisagem inóspita que ia do nada para a porra nenhuma.

Eu imagino que o nome deva estar relacionado com o nome do local, que deve ser Cocanha porque alguém com baixas expectativas de vida olhou para aquele mato e disse: EIS COCANHA.

E quantas Cocanhas devem haver nesse mundão de meodeos, tão ou mais deprimentes quanto.

Admito, entretanto, que poucas coisas na vida me cativam tanto quanto esses mundos, países, ilhas flutuantes, lugares, enfim, perfeitos, ideais. Eldorados, Pasárgadas, Terras Brasilis. Ainda que agora nós, seres da ultra-modernidade, acreditemos que estamos livres disso, não acho que essa seja a verdade absoluta. Mesmo que nenhum de vocês que esteja lendo isso agora acredite em Paraíso, terreno ou divino, a maior parte de vocês tem idéias bem fortes de redenção. De Cocanhas de algum dos sentidos, vá lá.

Se não acreditamos mais em uma terra onde as coisas da sobrevivência são incrivelmente facilitadas, acho eu, é porque na maioria das vezes não precisamos mais disso. Por mais que tenhamos nossas reclamações, temos vidas boas, afinal.

Mas mesmo meus amigos mais céticos, em seus lapsos de humanidade, já revelaram seu anseio por Cocanha. Seja do amor, seja espiritual, seja profissional, enfim. É bonitinho, vá. Nós sempre botando banca de supermodernosracionaisdetimmaia e na hora do vamos ver é a mesma palhaçada.

Eldorado, EU ACREDITO.

(adoro a versão ilha flutuante onde nunca somos capazes de chegar)

Anúncios

Uma resposta to “COCANHA”

  1. valhalla é bem mais velho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: