Cidade Baixa

cb3

Eu gosto de morar no meu atual bairro, gosto mesmo. Diferente do meu bairro anterior, que era residencial e de pessoas com mais dinheiro, aqui tem gente de todas as idades, etnias, classes sociais, etc e tal. E sempre tem gente na rua. Nem sempre de maneira sufocante como nos finais de semana, mas nunca se sai na rua e se tem a sensação de desolado.

Durante os dias de final de semana teria até ciclovia, se os estúpidos respeitassem. Eu não andava tanto poraí tinha anos. Morando neste bairro se anda para todo lado. E para todo lado tem alguma coisa divertida pra ver. Fora isso tenho bons amigos muito perto. De verdade. Acho que é meu bairro de escolha atualmente, por isso gosto de morar aqui (entenda que quando decidi mudar não tinha bem certeza de que seria uma boa na prática).

Decidi que poderia ser legal morar aqui um dia quando li um texto em um livro do cara aquele, como chama, enfim. Um que recolhia relatos orais e recolheu apelidos da antiquissima Portalegre. Tinha 5 bairros, coisassim. Um deles esse. Os melhores apelidos, muito muito muito engraçados, sem sentido algum. Enfim. É um dos bairros mais antigos da cidade. E tem histórias legais e macabras e horríveis.

Hoje mesmo passei pela Venezianos e fiquei horas pensando nisso. Acho deprê demais. Macabro demais.

Além disso, tem estabelecimentos comerciais de todos os tipos. Muitos deles antigos, com donos centenários. Adoro lugares assim. Tu chega, fala, ouve. É sempre divertido.

A maior parte das pessoas só pensa em naite quando pensa na zoninha. Mas a zoninha é, antes tudo, um bairro de velhos. É sim, não deixou de ser nem acho que deixará. Velhos, especialmente os religiosos. Alta tradição cristã. Igreja do Pão dos Pobres (nada pode ser mais cristão).

Enfim, obviamente que eu não conheço a vizinhança os vizinhos nem quero. Mudei de bairro, não de personalidade. Isso também não é uma declaração de amor estilo Fogaça, nada do tipo. Mas é um bairro legal de conhecer, nerd style, sem muito juízo de valor sobre o mundo em que vivemos e as pessoas que o habitam.

12 Respostas to “Cidade Baixa”

  1. a rua do Venezianos é tombada, sabias?

  2. é vero a história do príncipe vendido? acho sofridíssima, quase aluguei uma casa lá, mas voltei pra realidade. hshshshs

  3. Paulo Fernandes Says:

    sou mais a asa norte

  4. “nunca se sai na rua e se tem a sensação de desolado”

    NÃO IREI

  5. bah! na Sofia Velloso até eu…

  6. eu PAGO pela sensação de TERRA DESOLADA.

    e PAGO BEM.

  7. eu pago pra não morrer de medo quando saio de casa
    e pago mal
    essa coisa de bairro perigoso que me falavam sem parar?
    pfff, sério. o primeiro bairro em ANOS que ando de noite na rua
    não muito, JÁ QUE TUDO É PERTO

  8. deletando posts, hein

    TENHO O LOG

  9. DELETO MEEERMO
    é por culpa de feeders odocu que o pessoal deixa de ter blogas
    hahahahahaha
    (TEMO LOG MAIS QUE TEMO ZEUS)

  10. ZEUS TINHA OS LOGS?

    Duvido, ele nem sabia ler. ORDINÁRIO.

  11. Zeus TEM tudo, se liga
    ISSO É SER ZEUS
    ZEUS TEM ATÉ A RUSSIA, e não o contrário
    hahahahaha

Deixe um comentário

