Tempo-ritmo

“Surge a questão: qual das linhas devemos seguir para buscar os momentos culminantes do ritmo? A linha interior ou a exterior? A linha das imagens interiores e das circunstâncias imaginárias? Ou a linha da comunhão sem palavras com os outros? Como se pode apreender e fixar as acentuações? Não é fácil captá-las durante um intervalo de atividade interior e de total inatividade externa. Comecei a trabalhar de acordo com a linha de pensamentos, desejos, impulsos interiores, mas não consegui fazer nada com eles.

Então passei a ouvir meu pulso. Mas isso não definia nada para mim. Onde é que poderia estar meu metrônomo interior imaginário e em que parte do meu organismo deveria ocorrer a batida do tempo-ritmo?

As vezes procurava-a em minha cabeça, outras vezes nos meus dedos. Receando que seus movimentos estivessem muito à vista, tentei com os dedos dos pés. Mas os seus movimentos também podiam atrair a atenção, por isso os interrompi. Então o meu suposto metrônomo logo se transferiu espontaneamente para certos músculos na raíz da língua, mas isso interferia na minha dicção.

E aí estava meu tempo-ritmo esvoaçando de um ponto para outro dentro de mim mesmo e manifestando-se primeiro por um meio físico e depois por outro. Comuniquei isso a Tórtsov. Ele franziu a testa, sacudiu os ombros e observou:

– As contrações físicas são mais palpáveis, mais tangíveis, por isto os atores gostam de recorrer a elas. Quando a nossa intuição é preguiçosa e tem de ser espicaçada, é possível usar uma batida física. (…) Portanto, assim que você tiver estabelecido sua contagem física de ritmo, use logo a imaginação e invente circunstâncias adequadas para lhe servirem de base.”

Satanis, A construção da personagem

Uma resposta to “Tempo-ritmo”

  1. […] sugando sua vida. No melhor estilo Stanislavski, um escritor entra no mundo paralelo, segue o tempo-ritmo dele e adiós, amigos. Não é por nada que escritores são os únicos, além dos religiosos […]

Deixe um comentário

